25ª Semana de Matemática da UFRN

O que é?

Nas primeiras edições os objetivos principais eram:

  • Promover o intercâmbio dos nossos alunos de graduação, licenciatura e bacharelado, com professores de outras universidades, possibilitando assim o conhecimento das várias áreas da matemática e novas perspectivas profissionais.
  • A reciclagem dos professores do ensino médio, não apenas da nossa cidade, mas também do interior do estado.

Em 2006, juntamente com o Departamento de Estatística, abrimos nosso Mestrado Acadêmico em Matemática Aplicada e Estatística (PPgMAE). Diante dessa nova realidade, a Semana de Matemática passou a ter também por objetivo atender às expectativas dos nossos alunos de pós-graduação,

promovendo palestras e minicursos em suas áreas de interesse e abrindo espaço para a divulgação dos seus trabalhos.

Hoje, na 25a edição, percebe-se claramente os avanços que vem sendo alcançados com a realização dos encontros anuais. De fato, após a consolidação do PPgMAE, os horizontes da SEMAT se ampliaram de tal forma, que uma boa parte do público atualmente é constituída de alunos de pós graduação.

Conta-se também com a participação dos nossos alunos do PROFMAT – Mestrado Profissional em Rede Nacional - e espera-se, através da rede PROFMAT, aumentarmos ainda mais a participação dos professores do interior do estado do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos.

A 24a edição contou com quase 300 participantes entre alunos de graduação, pós-graduação e professores do ensino médio. Este ano pretendemos obter uma participação ainda maior. Participe!

Comissão organizadora da SEMAT de 2013:

Objetivos

A Semana de Matemática (SEMAT) é um evento que vem sendo realizado à 25 anos pelo departamento de Matemática da UFRN e vem consolidando sua importância como o único evento da UFRN onde a Matemática é discutida em todas as suas vertentes: ensino e pesquisa.

Esses encontros anuais, vêm oferecendo oportunidade de troca de experiência entre aqueles que estão seriamente envolvidos com o ensino e a pesquisa na área de matemática de um modo geral, servindo também como um meio para reflexões a respeito da prática e dos

objetivos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, bem como do papel da pós-graduação em Matemática e Estatística. A SEMAT contempla um amplo público, que abrange desde docentes e alunos da UFRN, como de outras instituições privadas e de escolas publicas e particulares local e de outras regiões.

Público alvo

O público alvo consiste em discentes de graduação e pós-graduação e docentes do ensino, fundamental, médio e superior de matemática. Neste evento, espera-se a participação efetiva de aproximadamente 300 pessoas.